Trabalho desde 2000 com tecnologia. Quando penso sobre isso, lembro que meu primeiro contato com a área foi em 1999 e decidi que faria daquele primeiro vislumbre uma oportunidade profissional.
Cada trabalho me ensinou um pedaço das coisas que sei hoje; cada experiência abriu portas indispensáveis. E se teve algo que nunca tirei da minha mente foi o fato de que a tecnologia, assim como a vida, é constante processo de tentativas, erros, acertos e, sobretudo, aprendizados (e o que fazer com essas lições).
No Grupo Desenvolve, comandando o setor de tecnologia, levo minha bagagem a outro nível: como a inovação pode beneficiar a gestão pública em saúde e transformar a vida das pessoas?
Gosto de pensar na gestão como o espaço onde a meta se torna mais tangível. É nesse espaço onde as decisões tomam caminhos diversos para efetivar aquilo que foi pactuado como compromisso.
Um dos imensos desafios que os gestores da área da saúde enfrentam cotidianamente é como concretizar o direito da população ao melhor cuidado possível.
Na prática, o processo de contratualização entra como ferramentas indispensável nessa equação, sempre atendendo aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Basicamente, funciona assim: o município tem uma necessidade e precisa que o setor hospitalar privado ou organizações do Terceiro Setor atuem para suprir a demanda. Então, é firmado um acordo, com metas, prazos e regras – tudo de forma documentada e transparente, conforme determina a legislação na área. Na sequência, vem a fase de colocar a mão na massa e entregar os produtos pactuados.
Parece simples, mas vem a questão: como saber que o acordo está sendo cumprido?
Monitorar é essencial. É quando o gestor verifica a qualidade do serviço prestado, confere o cumprimento das obrigações legais e, se necessário, realiza a correção de rotas. Pode parecer uma mera formalidade, mas além do caráter obrigatório, o monitoramento confere segurança a todos os atores envolvidos na contratualização.
Foi pensando nesse desafio que, em 2023, desenvolvemos o Contratualiza, um software criado especialmente para apoiar a gestão. A ferramenta é inovadora porque permite, em primeiro lugar, que o processo de contratualização seja feito em apenas um dia (o que antes levava cerca de 90 dias).
Isso é possível porque, durante a concepção e o desenvolvimento da plataforma, tivemos muitos momentos de escuta junto aos gestores, tentando identificar os gargalos existentes e as possibilidades de superação desses entraves.
Foi um momento rico de construção que possibilitou encontrar o caminho possível. Não é mágica: é uma questão de processo. Uma plataforma inteligente, amigável e orientada pelas reais necessidades dos municípios é uma estratégia assertiva para a finalidade de seu uso. E temos orgulho do produto que fizemos porque ele concretiza, em cada cidade que usa o Contratualiza, a transformação na vida das pessoas.
Compreendo que esse é o início, não o fim da trilha. Mas ao fazer de forma orientada, percebo todo o potencial da tecnologia e das inovações que criamos no Grupo Desenvolve.
*Artigo publicado por Lucas Diniz, CTO do Grupo Desenvolve.